Páginas

Mosteiro dos Jerónimos - Lisboa



Recentemente visitei o Mosteiro dos Jerónimos, uma das construções mais expressivas do estilo gótico português, período Manuelino. O claustro do mosteiro é uma visita paga, em que você pode conhecer uma parte da imensa construção. Anexa, e gratuita, está a igreja Sta. Maria Belém, que também segue o mesmo estilo e é muito interessante, não só pela arquitetura, mas também por abrigar o túmulo de Vasco da Gama, Camões e outras figuras importantes da história portuguesa.



Túmulo de Camões
Coro Alto da Igreja



Entrando no mosteiro chegamos a um grande pátio de formato quadrado. Há dois andares com corredores internos abertos, de onde se pode ver e acessar o gramado central. Ao longo dos corredores estão as entradas para as diversas salas do mosteiro, que hoje abrigam exposições sobre a história portuguesa e outras curiosidades.

A arquitetura é influenciada por diversos estilos, mas o que mais se destaca aqui são as esculturas e adornos presentes nas paredes e teto, que lembram formas orgânicas.


Em uma das salas há uma exposição falando sobre a história das colonizações e eventos posteriores das colônias. Neste mesmo local havia um belo e adornado túmulo, com dizeres interessantes esculpidos em pedra.

Túmulo de Alexandre Herculano
Escadaria que leva ao segundo andar do mosteiro


Corredor do mosteiro



Pintura no teto
Para ver mais imagens do local acesse o álbum do Mosteiro dos Jerónimos no Facebook.

Na região também há outros locais turísticos que valem a pena serem visitados, como a Torre de Belém, o monumento aos descobrimentos, museus, e também pode experimentar o original Pastel de Belém, que fica logo ao lado do mosteiro.

2 comentários:

  1. As fotos estão muito boas. Da para captar os detalhes com muita nitidez!

    Go Go Blogger!

    ResponderExcluir
  2. Lindo esse mosteiro, vale a pena conhecer. E as fotos estão muito boas!

    ResponderExcluir